Bien Venidos !Welcome !!! Dobrodosli !!!! Bem vindos !!!

BienVenidos !Welcome !!! Dobrodosli !!!! Bem vindos ao meu Blog... Ele será meu meio de contato (quase) diário já que estarei longe por um tempo...
ENJOY !!!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Istambul !!!!!!

Ainda estou maravilhada com a cidade...Nossa ida para lá foi uma decisão repentina...Bruno queria fazer algo diferente e optamos pela Turquia. Não é longe daqui..duas horas de avião. O problema é que o horário do voo não é lá muito convencional. O voo saiu daqui de Lju as 23:55h. Chegamos a Istambul as 3 da manha ( está uma hora a mais). O voo parecia ser fretado só por turcos. Todos homens e todos pareciam se conhecer...roupas muito simples e uma lingua muito estranha. SE tinham três mulheres no voo, era muito. Se eu tivesse sozinha talvez tivesse um pouco de medo heheh.Logicamente o Transfer que contratamos pra buscar-nos no aeroporto não estava lá. O Aeroporto é estranhíssimo, uma vez que você sai não pode entrar pela mesma porta que saiu e toda vez que quiser entrar, logo na entrada, tem que passar pela policia, pela revista e pelos equipamentos de Raio X. Ligamos para o Hotel e disseram que o transfer estava vindo e que o motorista tinha dormido e nos esquecido lá (detalheheheh).
O hotel era super bem localizado. Pela manha vimos que poderíamos visitar os principais pontos turísticos a pé ! E o dia estava lindo, sol e não muito frio.
O primeiro lugar que fomos foi a Mesquita Azul. Uma das mesquitas mais importantes da cidade e maravilhosa por dentro. Para entrar deve-se tirar os sapatos e , se possível, as mulheres devem cobrir a cabeça em sinal de respeito a religião. As 11:30 começaram as orações e pudemos assitir e ouvir um pouco lá dentro da mesquita... quando saímos percebemos que a cidde inteira ouve as orações através de um sistema de alto falantes que toda mesquita tem. Então, quando se sai da mesquita, a cidade está toda em prece...totalmente diferente do que estamos acostumados, mas, posso dizer que fiquei maravilhada.
Em seguida, fomos a Cisterna da Basilica. A cisterna subterrânea é bem ao lado da Igreja de Santa Sofia, em turco é chamada de 'Yerebatan Saray' que quer dizer palácio subterrâneo. Ela foi construída por Justiniano no século 6, tem 70 metros de largura e 140 de comprimento e tem capacidade de 80 mil metros cúbicos de água. Ela é sustentada por 336 colunas e duas bases de colunas tem esculturas de cabeças de medusas, que estão de cabeça para baixo e ninguem sabe o motivo; isso tudo é rodeado por um ar de mistério... Lá dentro você musicas clássicas e as colunas são iluminadas tornando o lugar mágico e que transmite uma paz absurda. Dá vontade de ficar um tempão lá. Em alguns pontos, pode se ver peixes nadando dentro da cisterna e um local que é denominado "piscina dos desejos" onde se pode jogar uma moeda e fazer um pedido especial. ( eu fiz o meu !!!)
Depois fomos para o Haya Sofia. Só pra entenderem um pouco, a Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia (grego: Άγια Σοφία Hagia Sophia, que significa "Sagrada Sabedoria"; Ayasofya em turco) é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia) e que foi convertido em mesquita em 1453 até ser transformado em museu, em 1935.O edifício foi reconstruído em sua forma atual entre 532 e 537 sob a supervisão pessoal do imperador Justiniano I. É considerada o exemplo principal da arquitectura bizantina. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_Santa_Sofia)
Lá dentro é tudo muito grande, cheio de detalhes, cheio de história...fiquei meio perdida por não saber pra onde olhar..mais uma vez, fiquei impressionada e maravilhada...
Após a visita a Santa Sofia, fomos caminhando até o Palacio Topkapi. Esse palacio foi residência dos sultões, das mulheres de seus haréns e de milhares de empregados . Foi também centro administrativo do império otomano por 400 anos. O nome original do palácio era Saray-I Cedice-I Amire. Topkapı significa porta (kapı) redonda (top). Foi o Sultão Fatih Mehmet quem o construiu logo após a conquista de Constantinopla, em 1453. O palácio é circundado por muralhas com cerca de 5 km de extensão e tem uma área total de 700.000 m2, algo como duas vezes a área do Vaticano. É realmente suntuoso e cheio de detalhes em ouro que demonstravam o luxo em que os sultões viviam. Fomos visitar também o harem, onde viviam as mulheres do sultão, inclusive sua mãe que era a que mantinha a ordem por lá. Lá só podiam entrar o sultão e os empregados que eram eunucos. Ser eunuco significava ter uma boa vida, já que se poderia morar no harem do palacio, então algumas familias preparavam os filhos para serem eunucos!!! Descobri que a palavra Harem significa "proibido", ou seja, apenas alguns poderiam entrar no "céu" de belezas prometidas. (foram essas palavras que o guia usou...)
Saindo do palacio, passamos no Grand Bazaar. É um grande mercado onde se pode comprar desde joias valiosas, tapetes, roupas, comida e souvenirs. Mas o que mais se vê e o que mais se compra são os olhos turcos. Lá ele é conhecido como Nazar Boncuk ( conta - como terço- contra olho gordo).Os turcos acreditam que com o amuleto do olho gordo você estará protegido e toda a energia ruim estará dirigida ao amuleto e não atingirá você. Nenhuma energia ruim lhe atingirá desde que você seja protegido com amuleto de nazar boncuk. A proteção do nazar é usada para qualquer coisa nova ou que possa atrair qualquer elogio. Os Turcos pensam que qualquer elogio pode incluir conscientimente ou inconscientimente uma inveja e ressentimento. O amuleto do mal olhado reflete o mal olhado na pessoa que o enviou. O amuleto se assemelha a um olho e a sua cor azul típica é um fator em proteger o usuário. Obviamente, eu adquiri o meu lá. Melhor prevenir do que remediar !!!hahah
Depois do Bazaar estavámos cansados e com fome e fomos almojantar !!! A comida é muito boa... carneiro, batatas, sopa de lentilhas e tudo muito condimentando. Os doces são bem diferentes mas muito bons...o mais característico se chama baklava. Como se fosse um folhado recheado com nozes e coberto com mel...não há dieta que resista e vale a pena experimentar.
A bebida mais tradicional é o chá turco que é um tipo de chá preto, servido em taças especiais de vidro, para que se possa apreciar a cor da bebida, e vem sempre com de cubos de açúcar. São servidos dois tipos de chá : o chá forte: 'koyun çay' e o chá fraco: 'açik çay'. Até o Bruno que não gosta de chá, experimentou e aprovou..não preciso dizer que eu tomei muuito chá por lá. Uma delicia !! e o fato de ser servido em copinhos especiais de vidro, deixa o chá mais gostoso.hehe
No dia seguinta fomos fazer um passeio de barco pelo canal de Bosforos que divide Istambul, já que a cidade é dividida em dois continentes, um braço alcançando Ásia, a outra para a Europa.
No passeio pode-se ver todos os palacios ás margens e ver toda a beleza da cidade. Neste passeio paramos no Palacio Dolmabahce que abriga o maior lustre de cristal do mundo!!! Vocês não imaginam quanto luxo e riqueza há lá dentro.
Enfim, a palavra que tenho para me definir em Istambul é "boquiaberta". Várias vezes me peguei de quaixo caído...simplesmente adorei. Muita história, muita diferença cultural e religiosa mas tudo MARAVILHOSO.
Com certeza tenho muito mais o que falar sobre Istambul, mas o post ia ficar muito longo (mais do que já está... e vcs não iam ter paciência de ler...) se quiserem saber mais, faça uma pesquisa na internet e descobrirá muitas coisas sobre a Turquia e com certeza, se ainda não foi, vai dar uma vontade enorme de ir.

PS: e não fique com inveja da minha viagem...estou protegida com meu Nazar Boncuk. Sai pra lá com esse olho gordo !! hahaha

Nenhum comentário: